Culinária: Nossa Cozinhaterapia.

  Cozinhaterapia:

  Cozinhaterapia, espaço especial do Mulher Uberaba para os apaixonados por gatronomia.

 

 

Que tal aprender a fazer o lanche preferido da personagem Carminha, da novela “Avenida Brasil”?

 


Todos os dias a personagem Carminha (Adriana Esteves) pede um café da manhã com “Ovos Benedict” para a Nina (Débora Falabella), na novela global “Avenida Brasil”. O restaurante P.J. Clarke’s, em São Paulo, ensina essa deliciosa (e famosa) receita novaiorquina. Anote!


Ingredientes:

4 pães muffin ingleses;

120 gramas de lombo canadense fatiado;
8 ovos;
Cebolinha ou Salsinha picada;
480g de molho holandês.

Para o molho holandês (480 gramas)


350g de manteiga sem sal;

0,5 litro de gema pasteurizada (ou 15 gemas de ovos);
10g de sal;
5 mililitros de limão;
30 ml de vinagre;
Tabasco.


Modo de preparo:


Prepara o molho holandês: Para preparar a manteiga clarificada, coloque a manteiga em uma panela em fogo baixo e escume todos os resíduos sólidos que se formarem. Em uma panela, faça um banho-maria para esquentar a manteiga clarificada. Em um bowl separe as gemas. Quando a manteiga estiver morna, comece a acrescentar as gemas levemente. Bater com fouet repetidamente. Logo deve começar a dar ponto de uma maionese mais liquida, então acrescente os outros ingredientes.

Prepare os Ovos pochê: Em uma caçarola, adicione 2 litros de água e 50 ml de vinagre e deixe ferver. Quebre os ovos e deixe cozinhando por cerca de 2 minutos, até a clara estar cozida e a gema, mole. Retire com uma escumadeira.


Finalização e montagem: Cortar o muffin ao meio e levar ao forno pré aquecido por um minuto. Numa frigideira de teflon grelhar as fatias de lombo e colocar sobre o pão. Depois colocar o ovo pochê e o molho holandês por cima. Decorar com cebolinha e servir.

Serviço
P.J. Clarke’s
Endereço: Rua Dr. Mario Ferraz, 568 – Itaim Bibi
Tel.: (11) 3078-2965

Já sabe qual vai ser o menu de hoje?



O Isolda Restaurante, em São Paulo, ensina uma receita de dar água na boca: Mezzaluna de damasco e brie com molho de mel pimenta biquinho. Aprenda e surpreenda!

Ingredientes para a massa:
1kg de farinha granulo duro;
6 ovos;
Sal.

Modo de preparo da massa
:
Cilindrar a massa em máquina de produção caseira ou com rolo de pau até a espessura de 0,05 mm. Atente para a massa não secar (coloque um pano umedecido) em cima da massa, prepare um cortador cilíndrico para formar meia lua.

Ingredientes do recheio

300 g de damasco seco picado;
300 g de queijo brie;
300 ml mel.

Modo de preparo do recheio

Dissolva o mel em meio limão espremido e umedeça o damasco nele por cinco minutos. Corte o damasco em pedaços pequenos. Retire a casca do queijo brie e amasse. Junte o damasco e o brie até formar uma pasta.

Recheie a massa com uma porção em torno de uma colher de chá bem caprichada. Feche a massa já com o recheio utilizando um garfo. Adicione um pouco de água nas bordas para juntar as massas no formato de uma meia lua. Cozinhar por cerca de 10 minutos no máximo.


Ingredientes do molho

100 ml de creme de leite;
300 ml mel;
300 g de queijo brie amassado;
Pimenta biquinho a gosto.

Modo de preparo do molho

Pegar o mel e dissolver no creme de leite fresco com o queijo brie.
Adicionar a pimenta biquinho a gosto (esta pimenta não arde só dá sabor, a textura do molho vai variar conforme a quantidade de queijo). Jogar o molho por cima da massa e servir.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 40 minutos

Serviço

Isolda Restaurante
Rua Oscar Freire, 187 – Jardins
Tel.: (11) 3081- 6464

 

RECEITA PROMETIDA: Chocolate quente cremoso.


Ingredientes:


2 xícaras (chá) de leite

3 colheres (sopa) de chocolate em pó
4colheres (sopa) de açúcar
1 pau de canela
1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo:

Em um liquidificador, bata o leite com o chocolate em pó e o açúcar;

Despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver;

Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo;

Retire a canela e sirva quente.

 

 

Conserva de Abobrinhas

Ingredientes:

15 unidade(s) de azeitona preta picada(s)
5 unidade(s) de abobrinha em rodelas
1/2 xícara(s) (chá) de azeite
3 dente(s) de alho picado(s)ver vídeo
2 colher(es) (sopa) de orégano
quanto baste de sal
1 colher(es) (sopa) de pimenta calabresa
2 colher(es) (sopa) de uva passa branca
3 colher(es) (sopa) de pimentão vermelho picado(s)

Modo de preparo:

Pique a abobrinhas em rodelas finas sem tirar a casca, leve o azeite ao fogo e frite-as até que fiquem douradas, deixe escorrer em papel, frite o alho no azeite, acrescente o pimentão ,as azeitonas, orégano, sal e pimenta calabresa e por ultimo as passas regue com azeite.


Acrescente então as abobrinhas, coloque em vidros para conserva e regue com azeite. 

Obs:dura 3 meses fora da geladeira.

 

 





BOM DIA com dica nova!

Panqueca Crocante:


Sabe aquela boa e velha panqueca de masa fininha, que fazemos na frigideira especial que não pode grudar de jeito nenhum? Então, vamos dar uma repaginada na receita?

É o seguinte. A receita tradicional é assim:
1 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
1 ovo
1 pitada de sal

A moderniazação da receita ficou assim:
1 copo de leite
1/2 copo de farinha integral
1/2 copo de farinha de trigo
1/2 copo de aveia em flocos
1 ovo
1 pitada de sal
1 colher de queijo ralado
1 pitada de cominho

Bata no liquidificador prepare na frigideira do mesmo jeito que a outra e recheie com atum, frango, carne moída, carne seca, camarão. Fica bom demais!

Para acompanhar molho de tomates frescos com manjericão à parte para não amolecer a massa antes e queijo parmesão ou queijo minas ralado grosso.

7 passos iniciais na cozinha



Gente estava aqui me deliciando com o livro que ganhei da minha querida Daniela Fleming e resolvi começar postar as dicas que estão nele bem do comecinho.

Na cozinha, algumas coisas parecem óbvias para quem já está mais familiarizado com ela. Mas é sempre bom lembrar de algumas coisas que podem fazer di8ferença no resulatdo final de suas delícias.

Pra quem está começando agora é fundamental seguir esses 7 passos. por mais que pareçam óbvios, agente sempre vacila em alguma coisa, quando confiamos emais e dessa maneira acabamos não nos planejando da maneira certa.

Vamos lá:

Antes de escolher a receita, confira  egladeira e verifique se existe algum alimento que precisa ser utilizado para não estragar (exemplo: prazo de validade). Se houver, escolha a receita a partir desse ingrediente. É uma medida simples que evita desperdícios e que pode resultar em deliciosas opções.

Escolha as receitas com antecedência para que você possa se abastecer com os ingredientes necessários para sua execução., Caso não encontre determinado ingrediente, verifique se é possível substituí-lo. Se não for, escolha outra receita.
Leia atentamente a receita antes de decidir prepará-la.

Separe os ingredientes antes de começar a preparar a receita e atente para que não falte nenhum item. Pese e meça os ingredientes antes de começar. Quando tudo está à mão, fica mais fácil preparar o prato.

Avalie se é possível preparar a receita no tempo que você dispõe. Caso contrário, deixe a receita para outra ocasião e escolha uma opção que possa ser preparada a tempo.
Verifique se dispõe dos equipamentos necessários para a elaboração da receita.
Uma vez inciado o trabalho, dê sequencia sem interrupções. Isso irá favorecer o resultado final.

Amores as fotos são ilustrativas. Peguei na internet pois acredito que elas exemplifiquem bem o que quis dizer no texto.

Beijos a todos,

Lígia Del Nery Scalon



D.O.M. de Alex Atala 

é eleito 4º melhor restaurante do mundo:


O restaurante D.O.M., do chef brasileiro Alex Atala, ficou em 4º na lista “World's 50 Best Restaurants” (50 melhores restaurantes do mundo, em tradução livre), segundo a revista britânica “Restaurant”. A casa é a única da América Latina a figurar no ranking dos dez melhores do mundo divulgado nesta segunda-feira (30), em Londres. O primeiro lugar do “World's 50 Best Restaurants” ficou pelo terceiro ano consecutivo com o dinamarquês Noma, do chef René Redzepi. Em segundo se manteve o El Celler de Can Roca (Espanha) e em terceiro o Mugaritz (Espanha).


É a sétima vez seguida que o D.O.M aparece na disputada lista e, a cada ano, em uma melhor posição. No ano passado, alcançou a 7ª posição, confirmando a ascensão em relação às edições anteriores. Em 2010, estava em 18º; em 2009, ficou com o 24º lugar; em 2008, obteve a 40ª posição; em 2007, em 38º lugar e em 2006, ficou em 50ª.

Além do D.O.M., outros dois restaurantes brasileiros figuram na lista: o  Maní, dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, que subiu da 74ª para a 51ª e o carioca Roberta Sudbrack, da chef  Roberta Sudbrack, consta pela primeira no ranking na 71ª posição.

A lista é organizada anualmente pela revista britânica "Restaurant". O ranking final é formado a partir de votos de mais de 800 jurados ligados à gastronomia em vários cantos do mundo, entre jornalistas, escritores, nomes da indústria e especialistas culinários. Os restaurantes são escolhidos porque oferecem muito mais do que simplesmente comida boa. São avaliadas, também, a experiência de jantar, a inovação e a arte.

Galinhada para comemorar:

Atala retorna ao Brasil no fim da semana e comemora no sábado (5) o resultado da premiação durante a tradicional galinhada no seu restaurante Dalva e Dito. As meninas do De Polainas, a DJ Nega Nervous e o sambista Nereu do Pandeiro já foram escalados para comandar a festa que terá pão na chapa e pingado na madrugada. A Galinhada começa à meia-noite e pelo preço de R$ 59 o cliente se serve à vontade. Bebidas, serviço e valet são cobrados à parte.

Confira a lista dos sete primeiros colocados deste ano:

1 - Noma (Dinamarca)

2 - El Celler de Can Roca (Espanha)

3 - Mugaritz (Espanha)

4 - D.O.M. (Brasil)

5 - Osteria Francescana (Itália)

6 - Per Se (EUA)

7 - Alinea (EUA)

8 - Arzak  (Espanha)

9 - Dinner (Reino Unido)

10 - Eleven Madison Park of (EUA)

Veja a lista dos dez melhores restaurantes do mundo de 2011:

1 - Noma (Dinamarca)

2 - El Celler de Can Roca (Espanha)

3 - Mugaritz (Espanha)

4 - Osteria Francescana (Itália)

5 - The Fat Duck (Reino Unido)

6 - Alinea (EUA)

7 - D.O.M. (Brasil)

8 - Arzak  (Espanha)

9 - Le Chateaubriand (França)

10 - Per Se (EUA)





Torta de Frango de Lígia Del Nery Scalon


Queridos leitores e leitoras do Mulher Uberaba, a receita de hoje é super simples, fácil de fazer e fica uma delícia. Para acompanhar uma bela salada e arroz branco.


Porção para 4 pessoas:
1/2 kg de filés de frango cortadas em bifes.
Tempere os filés de frango a gosto. Se colocar creme de cebola fica muito saboroso.
Unte um pirex com azeite e forre com o frango.

Cubra com 3 batatas descascadas cortadas em rodelas.
Misture em uma vasilha a parte um pote de requeijão com uma lata de creme de leite e jogue por cima das batatas.
Leve ao forno pré-aquecido.
Quando a batata estiver cozida (espete um garfo, se estiverem macias, estão prontas)
Coloque muçarela e batata palha. 

Mais 5 minutos no forno e está pronto.

Não é nada light mas é boooommmmm!

A foto não é de nenhum site ou blog, esse foi o menu de ontem aqui em casa.


Beijo a todos e um ótimo final de semana!

Lígia

Filé-mignon ao creme com champignon de 

Paris e batata santé - Delícia!





INGREDIENTES:



Filé-mignon

600 g de filé mignon em cubos médios

2 xícaras (chá) de champignons Paris fresquinhos

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco

2 colheres (chá) de cebola picada

2 colheres (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de cebolinha verde

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Páprica doce a gosto

Batatas
4 batatas cortadas em cubos
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de mistura de ervas (salsinha, cebolinha e sálvia)
Sal a gosto
Pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

Para o filé-mignon 
Tempere a carne com sal, pimenta e páprica e doure numa panela com azeite. Reserve. Lave bem os champignons, corte em cruz, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão e reserve. Numa panela, coloque a manteiga, doure a cebola, acrescente o champignon e refogue por alguns minutos. Adicione o filé selado, o creme de leite, a outra colher de suco de limão, acerte o tempero, cozinhe por alguns minutos, adicione cebolinha verde e sirva.

Para as batatas 
Cozinhe as batatas, salteie-as na manteiga com as ervas, tempere com sal e pimenta e sirva.

Receita de Panquecas - Chef René Velmont



"Você prefere a panqueca com mel ou manteiga?" 



A pergunta matinal de René Velmont, personagem de Dalton Vigh em Fina Estampa (novela que passou recentemente na GLOBO), para o filho pode até parecer estanha aos chefs profissionais, mas deixa o telespectador com água na boca. Omeletes, bananas flambadas, batatas sauté, ceviches e outros pratos de nomes estrangeiros pintam na telinha a todo momento e parecem impossíveis de fazer. Boa notícia: não são. O iG Comida selecionou sete receitas descomplicadas que fazem sucesso na novela. Tem até o bacalhau que René preparou para Griselda e Guaracy em seu restaurante. Aqui, vale seguir a dica do português e acompanhar a refeição com um vinho verde da terrinha. Plim plim!

PANQUECAS - INGREDIENTES:

140 g de farinha de trigo ( 01 xícara cheia)
10 g de fermento químico em pó (01 colher de chá cheia)
15 g de manteiga integral sem sal ( 01 colher de sopa)
5 g de sal refinado
20 g de açúcar refinado (1,3 colher de sopa)
1 ovo branco tipo extra
250 ml de leite integral (01 xícara)
Mel ou maple syrup a gosto

MODO DE PREPARO:

Misture os ingredientes secos em uma vasilha e os líquidos em outra.
Adicione os líquidos aos secos, incorporando levemente.
Deixe a massa descansar por 5 minutos.
Frite as panquecas em frigideira untada com manteiga.
As panquecas devem ser espessas e ficar bem douradas. Sirva regadas com maple ou mel.




RECEITA: Para o feriado prolongado, mais uma receita de Lígia Del Nery Scalon - maravilhosa!!!




Queridos amigos e amigas do Projeto Social Mulher Uberaba, para aproveitar o feriado prolongado, nada melhor que reunir os amigos para apreciar um prato saboroso feito com muito carinho, por isso postamos uma receita especial, hoje é dia de “quase” moqueca de merluza. É muito saboroso este prato, tenho certeza que vai agradar a todos, não tem erro.

Então, anotem a receita e bom apetite. Aproveitem o domingo e o feriado, até a próxima semana!

Ingredientes:

- 4 filés de merluza (pode estar congelada. A dica é lave em água corrente quando tirar da embalagem e deixe escorrer em um escorredor de macarrão. Não precisa colocar nem sal nem limão);

- ½ pimentão verde sem semente cortado em rodelas finas (se quiser colocar pimentão vermelho ou amarelo pode também. Fica mais colorido. Mas aí aumente a quantidade dos outros ingredientes);

- 1 batata bem lavada, com casca e cortada em rodelas;

- 1 cebola média cortada em rodelas;

- 1 tomate sem semente cortado em rodelas.

- azeite suuuper a vontade;

- shoyu;

- azeite de dendê – é opcional (se quiser pode colocar quando estiver fervendo uma colher de café, é aquela menorzinha de todas).

Modo de fazer:

Em uma panela funda coloque um dedo de azeite ou mais (depende do gosto) e vá montando as camadas: batata, pimentão, peixe, tomate e cebola. Regue com um pouco mais de azeite e coloque shoyu. Se você gostar de comida mais salgada pode salpicar sal ou tempero completo, mas o shoyu já é suficiente. Tampe a panela e leve ao fogo baixo por aproximadamente 30 minutos ou quando a batata estiver cozida.

Sirva com arroz branco, purê de batatas e salada verde. Ah, a receita de salada verde foi postada na quinta-feira, super prática, aproveitem!


PARA ACOMPANHAR: ESPUMANTE CHARDONNAY BRUT 2011

Vinho Espumante Brut elaborado com uva Chardonnay pelo processo Charmat. Apresenta cor amarelo-palha com aromas florais e frutados, ressaltando a leveza de seu perlage fino e intenso com espuma cremosa e persistente.  Temperatura ideal 4 a 6°C



Um beijo especial a todos!

Lígia Del Nery Scalon
34 9106-3341
www.facebook.com/ligiadelneryscalon 




Colaboração de nossa parceira e amiga, Karina Hortêncio - Receita de Bolo de Laranja Diet:


Queridas amigas e leitoras do nosso Blog do Projeto Social Mulher Uberaba, como sabem, todo mês a Karina Hortêncio da Lk Tortas Diet nos prestigia com uma deliciosa receita diet para que possamos colocar a mão na massa, literalmente, para agradar nossas famílias, este mês a receita é Bolo de Laranja Diet, uma delícia... testamos e  a-m-a-m-o-s!


Para ilustrar, ao lado uma foto de Karina, linda com sua filhinha, uma homenagem pelo dia das mães. 


Fica registrado aqui nossa alegria em ter esta grande mulher e profissional como parceira do nosso projeto e nosso carinho especial a ela e toda sua família. 


Aproveitem a receita!


Receita de Bolo de Laranja Diet:



 

- 4 ovos 

- 2 colheres de sopa de margarina light 

- 1 xícara chá de suco de laranja 

- 1 xícara e 1/2 chá de farinha de trigo 

- 1/2 xícara chá de amido de milho 

- 1 colher sopa de fermento em pó 

- 1 xícara chá de adoçante para forno e fogão 

- Margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma


 

Na batedeira, bata bem a margarina com as gemas, metade do suco de laranja e o restante dos ingredientes.



Por último, misture as claras previamente batidas em ponto de neve e despeje em uma forma pequena retangular ou em uma forma de anel, untada e polvilhada.



Leve para assar em forno pré-aquecido e moderado.




Dica da Karina para a calda:

Amigas, façam uma calda com 1 copo de americano de suco de laranja e duas colheres de sopa de adoçante forno e fogão, deixe ferver por 10 minuto, em seguida desenforme o bolo em um refratário e fure o bolo com palito,  jogue a calda e coloque na geladeira antes de servir... hummmm, fica delicioso! Apreciem com a família e bom domingo a todos!

Karina Munhoz F. R. Hortêncio

LK Tortas Diet

0 comentários: